quarta-feira, 8 de julho de 2009

Arquivos Vetoriais - Parte I

Trabalho com uma quantidade muito grande de arquivos dwg, no momento, 25 mil arquivos, por causa disto considero-me um usuário especial desta tecnologia. Como tal, tenho problemas especiais que o arquivo dwg não consegue resolver, como o problema de revisão de documentos ou trabalho concorrente de dois projetistas.

Este formato proprietário de desenhos vetoriais apesar de popular devido ao programa AutoCad, deixa muito a desejar em relação a recursos especiais. Há uma série de produtos que tentam minimizar estes problemas, porém, este esbarram na dificuldade do formato binário proprietário.

Por exemplo, tenho um sistema de pesquisa, visualização e impressão de documentos de engenharia. Um dos requisitos do sistema é interface web, porém, o dwg não é compatível com as tecnologias web. Para minimizar o problema foi adquirido um sistema escrito em ASP com um plugin de visualização proprietário para visualização destes documentos.

Esta seria uma saída razoável, porém, a prática mostra problemas nesta abordagem, por exemplo:

1. O plugin é uma solução dependente do navegador. A curto prazo não há muito problema pois a solução é desenvolvida com o navegador homologado, porém, com o tempo esta característica reduz a versatilidade de uma interface web, pois, a dependência não permite o uso de outros navegadores em outros sistemas. Perceba, este item que vai diretamente de encontro com a proposta da interface web, ou seja, porque não criar uma interface GUI comum? Vai ser dependente da implementação da plataforma do cliente mesmo.

2. muito difícil que um único fornecedor faça um plugin para uma miríade de formatos de arquivos necessários para representar o conhecimento de uma organização maior.
....

Nenhum comentário:

Postar um comentário